O Que Fazemos - Brand Strategy

A Origem do discurso

Localização, através de metodologia própria, da plataforma de valores que compõe a essência da marca. A identidade da Marca é um dos pilares centrais na construção de culturas visuais fortes e alinhadas. Através dela saberemos o que falar, a origem do discurso. Cada empresa/marca tem suas qualidades distintivas próprias.

A identidade de marca, que é totalmente diferente da identidade visual, serve para ressaltar essas características e é uma ferramenta essencial para diferenciar sua marca da concorrência. Se pensarmos pela perspectiva da identidade da marca perceberemos que : se só você pode ser você, logo você não tem concorrência. Afinal, produtos podem ser copiados, mas a relação emocional com a marca é única.

A síntese

Criação da síntese da alma da Marca, tradução de todos os valores centrais expressando o conceito único e irrefutável da Marca.

Uma simples frase, por mais complexa que possa ser, é muito mais capaz de transmitir corretamente um conceito do que uma idéia explicada em páginas e páginas de informação.

Na CEB+D chamamos de “mantra” ou síntese, algo que é entoado por todos os envolvidos, que garante de forma simples e instantânea a compreensão de toda sua complexidade.

De nada adianta uma marca bem construída se nenhum dos envolvidos com ela consegue entender o seu propósito.

Árvore genealógica

Definição das estratégias de organização das relações hierárquicas entre Marcas e sub-marcas e diferentes produtos e linhas de produtos.

A definição cuidadosa da arquitetura de marca serve não só para a identificação visual da relação entre as marcas de uma mesma empresa, como também, muitas vezes, acaba determinando um novo modelo de negócio, passando então para uma esfera estrutural e estratégica.

Você sabe exatamente a função de cada marca do seu portfólio, que valores elas importam e exportam entre elas? ou ainda, qual a relação clara com a marca-mãe?

O Mercado

O Posicionamento é a face mercadológica da marca. Através dele buscamos evidenciar as características distintivas em relação à concorrência e motivadoras para o público. Sua marca é premium? popular? low-cost low fare? então ela deve se comportar dessa maneira, ou no mínimo dessa maneira, uma vez que sempre queremos ser mais bem tratados do que já somos.

O posicionamento leva e conta a identidade da marca, sua personalidade e o contexto onde o produto/serviço está inserido. Muito mais do que uma abordagem por preço, o posicionamento atua nas esferas do perfil de consumo nos diferentes mercados e audiências.

Não basta só criar novas marcas. Tão importante quanto criá-las é implantá-las de forma eficaz, criando uma cultura empresarial voltada ao seu fortalecimento através de equipes capacitadas e motivadas, capazes de tomar, de maneira independente, as decisões corretas no rumo certo.

Como sabemos, o branding acontece de dentro para fora, num processo que começa na identidade da marca e nunca termina, sendo necessária a constante gestão dos pontos de contato.

Se a cultura de marca permanecer na esfera da alta-gestão, pouco será transformado. Um novo posicionamento ou uma nova marca só se torna efetivo quando TODA a empresa se envolve com ela. A implantação e ativação ocorrem em todos as esferas da empresa, desde o chão de fábrica até o corpo de acionistas, só assim ela se tornará uma cultura de fato e não mais uma simples ação de marketing.

Nem todos precisam de uma agência completa. Para as empresas que possuem um departamento de marketing estruturado, a CEB+D oferece a orientação necessária para o fortalecimento interno da cultura de marca e o alinhamento das diversas ações de marketing e comunicação.

Neste caso, a CEB+D traça as diretrizes em conjunto com a empresa para que o departamento ou gestores da marca tomem suas decisões com argumentos mais sólidos, fortalecendo a cultura da marca e gerando ações mais coerentes e eficazes. Essa forma de trabalho envolve não só o que diz respeito ao branding e suas estratégias de ação, mas também o design.

A consultoria CEB+D também direcionará as ações de design da empresa, usando essa poderosa ferramenta de transformação a serviço da construção de uma marca sólida.

O processo de construção e fortalecimento de uma marca é uma tarefa contínua e constante. Nesse programa, a CEB+D assume em conjunto com a empresa a responsabilidade pelo suas ações orientadas para a marca, tornando desnecessária a implantação de um departamento de marketing interno.

Todos os pontos de contato entre sociedade e marca devem ser gerenciados com cuidado. A CEB+D oferece um serviço contínuo de acompanhamento desses pontos de contato, independente de quem esteja desenvolvendo os materiais de comunicação internos e externos, onde através de nossa expertise, contribuímos na orientação sobre o caminho a ser seguido.

O que pensam de mim?

Para propor transformações é essencial conhecer a realidade da empresa através do seu olhar interno e da percepção externa, ou seja, como o mercado vê a marca.

A CEB+D usa sua metodologia de pesquisa baseada em entrevistas multidisciplinares e multihierárquicas para compreender o universo dessa empresa.

Mais do que os mecanismos tradicionais das pesquisas, no universo das marcas é essencial a descoberta das diferentes percepções que uma marca causa em diferentes audiências.